Atendemos no WhatsApp!(11) 5084-9009
O que é ribbon?

O que é ribbon?

30 de setembro de 2022

Artigos

Seja dentro ou fora do setor gráfico propriamente dito, o ribbon é um material utilizado por diversos setores para a impressões de etiquetas personalizadas, código de barras e outros.

Neste artigo reunimos algumas informações importantes sobre o produto, como o que é e para que serve? E tiraremos algumas dúvidas pertinentes a esse assunto.

O que é ribbon e quais tipos existem?

Semelhante ao toner utilizado em impressoras mais convencionais, o ribbon é basicamente um rolo de fita de transferência térmica utilizada em impressoras térmicas, responsável por produzir as impressões.

Formado por um lado com película plástica revestida de tinta e outro com um revestimento que pode ser de três tipos diferentes, como resina, cera ou mista; o ribbon transfere as informações para o material desejado após passar pela cabeça térmica da impressora e ser aquecido, imprimindo etiquetas, códigos de barras, QR Codes, Logotipos, gráficos, códigos bidimensionais e outros.

A sua impressão pode ser realizada em diversos tipos de materiais, como filmes sintéticos, também conhecidos como bopp, papel e outros e a sua fabricação possui configurações variadas, o que exige diferentes tipos de impressoras.

O ribbon é comumente utilizado para a impressão de etiquetas personalizadas e etiquetas com código de barras principalmente por gerar grande economia, manter uma ótima qualidade e reduzir o custo na impressão desses materiais.

Como vimos acima, existem três tipos diferentes de ribbons e a necessidade do uso de um tipo específico se dá pelas características de cada impressão.

Os três tipos de Ribbons

Como vimos acima, um dos lados do ribbon possui uma película diferente, que pode ser composta por cera, resina ou mista, ou seja, quando há uma mistura entre as duas composições.

Veja abaixo os três tipos de ribbons que existem e quais são os seus diferenciais e necessidades. São eles:

Ribbon cera

É utilizado principalmente para impressão de informações em etiquetas de papel ou adesivas, como por exemplo, os códigos de barras.

Por ser formada por uma película de cera, essa opção não é indicada para produtos que serão expostos a ambientes com variação de temperatura, já que a cera é mais frágil e não permite essa circunstância.

Ribbon resina

Já a opção ribbon de resina possui uma película feita de resina e isso permite que ela ofereça uma durabilidade maior e resista a mudanças de temperatura, o que não ocorre com o ribbon de cera.

Um dos exemplos em que o ribbon de resina pode ser impresso são nos materiais como filmes e etiquetas de bopp que serão utilizadas em produtos congelados, já que resistem inclusive à umidade, variação de temperatura, contato com compostos químicos e atritos.

Se comparado ao ribbon cera, o de resina possui o valor um pouco maior, mas isso ocorre principalmente pela sua qualidade que também é melhor e mais resistente.

Ribbon misto

Nessa opção há uma mescla entre os dois materiais: a cera e a resina, formando uma película com um tipo de resistência intermediária.

Sua possibilidade de uso permite que os produtos sejam expostos de forma moderada a umidade, variação de temperatura e atritos, mas não com a mesma resistência que o ribbon de resina oferece.

Produtos que serão expostos em estantes e gôndolas, são opções de utilização para etiquetas impressas com ribbon misto.

Em outro momento traremos aqui em nosso blog um artigo mais detalhado citando em quais produtos cada tipo de ribbon pode ser utilizado.

Nós da Adesão fornecemos ribbons com a melhor qualidade do mercado e com opções de marcas para as necessidades de cada cliente.

Nossa equipe está sempre à disposição para ajudar e tirar todas as suas dúvidas sobre qual é o melhor tipo para o seu produto.

Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso, entregamos para todo o Brasil.

Compartilhe

Logo Adesão Etiquetas

Desde 1999. Adesão etiquetas adesivas e rótulos adesivos - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Criativito Planejamento Bruna Sampa

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp