O que é Papel Couchê e para que serve?
30 de novembro de 2022
Na indústria gráfica, o papel couchê é utilizado para diversos fins, desde a impressão para materiais de papelaria, como cartões de visita, catálogos, até rótulos ou etiquetas para produtos alimentícios.
Para entender melhor sobre esse produto de aplicação tão extensa e saber mais sobre suas possibilidades, continue conosco na leitura deste artigo.
O que é o papel couchê?
O papel Couchê é um material que apresenta uma superfície revestida e muito lisa, parece ser plastificado, mas não é, tratando-se apenas de um material revestido por aditivos minerais que é muito utilizado para o segmento de rótulos, etiquetas e adesivos personalizados, pois se trata de uma opção econômica que adere muito bem a tinta e permite uma impressão com qualidade e que se apresenta com um ótimo custo-benefício.
Por ser uma opção mais econômica, ele apresenta uma resistência menor e algumas desvantagens em relação a outros materiais e papeis, mas ainda assim, oferece uma ótima qualidade para produtos que não são utilizados em meio a umidade.
A impressão térmica por termotransferência ou flexográfica é bem aceita por esse tipo de papel, o que permite a impressão de rótulos com excelente acabamento, mesmo com um custo mais baixo.
Suas maiores desvantagens são:
- Sofrer desgaste com o tempo;
- Apresenta pouca resistência a rasgos ou outros tipos de atritos;
- Sua utilização é inviável em locais que apresentam umidade, refrigeração ou congelamento, por isso não é recomendada a utilização em produtos que vão a geladeira ou produtos de limpeza/higiene/beleza.
Quais locais / produtos o papel couchê é mais utilizado?
Detalhamos a seguir alguns tipos de produtos/locais que utilizam o papel couchê. Muitos são utilizados como etiquetas ou adesivos personalizados, além de ser comum também em rótulos adesivos. São eles:
- Bens não perecíveis (que não são utilizados em geladeira, freezer ou tenham contato com qualquer tipo de umidade);
- Identificações básicas para comércio, indústria e varejo, como impressão de código de barras e logística / supply chain;
- Embalagens;
- Etiquetas de remessa;
- Identificações de produtos;
- Superfícies acrílicas e plástico;
- Identificação de produtos de utilidade domésticas que não são expostos a umidade;
- Etiquetas personalizadas para vestuário;
- Entre outros.
O papel couchê é uma opção muito versátil para utilizar em diversos tipos de segmentos, o que vai dizer que ele é a melhor opção para o setor ou não, é a prévia análise sobre a superfície que será aplicada e ao tipo de local que será exposto.
Seu material é de excelente qualidade e sua compatibilidade permite trabalhar com a opção de maneira criativa, optando por um meio econômico que poderá entregar a comunicação que a sua empresa deseja.
Tem dúvidas quanto ao papel couchê? Entre em contato conosco e nossa equipe auxiliará a entender qual é o melhor tipo de material para a sua necessidade.