Qual a diferença entre papel offset e couchê?
14 de dezembro de 2022
Ambos são papeis muito diferentes e por isso, devem ser utilizados para destinos diferentes, principalmente se levarmos em consideração a questão de qualidade que desejamos entregar com a sua utilização.
Ambos são tipos de papeis utilizados em grande escala no Brasil e no Mundo, e fazem parte de uma gama imensa de materiais utilizados para a criação de rótulos, etiquetas e adesivos.
Uma curiosidade: O papel couchê fabricado no Brasil é o melhor tipo de papel couchê do mundo, você sabia?!
Mas voltando as suas diferenças, separamos abaixo as vantagens de desvantagens de cada um deles, o que permitirá que você entenda e tire as suas próprias conclusões.
O que é Papel Offset?
Diferente do couchê, o papel offset não possui nenhum revestimento e se apresenta de forma porosa, muito utilizado em impressoras comuns e para impressões de apenas uma cor.
Ele é ótimo para utilização em impressos comerciais, pois tem uma vantagem de absorver melhor a tinta, o que o torna ótimo para a escrita.
Entre as opções de materiais para rótulos, etiquetas e adesivos, o papel offset é um dos mais baratos e uma de suas maiores desvantagens é que sua impressão não apresenta tanta qualidade quanto a de outros papeis, além de não ser uma opção muito resistente.
Para segmentos de congelados, materiais de limpeza, higiene, rótulos para alimentos e bebidas, este tipo de papel não é uma boa opção, pois pode se desfazer com o tempo, passando uma mensagem de desleixo para os seus clientes.
O que é papel couchê?
Já o papel couchê é um papel offset com camadas de revestimento que o torna mais resistente que o offset, o que também o faz oferecer uma qualidade melhor para diversos fins e segmentos.
O revestimento utilizado varia de acordo com a necessidade de utilização e costumam ser através de camadas de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos.
Também se trata de um tipo de papel mais econômico em relação a outras opções, mas não tão econômico quanto o offset, além de apresentar uma superfície muito mais lisa, uma impressão com mais qualidade e um ótimo custo-benefício.
Em outro artigo recente aqui do nosso blog, nós trouxemos um conteúdo super didático e explicativo falando detalhadamente sobre o papel couchê, suas aplicações e segmentos mais comuns. Convidamos você a conferir através do link abaixo:
Qual o melhor tipo de papel para o meu negócio ou produto?
Existem várias opções, o papel couchê ou o offset são apenas duas das opções disponíveis e suas aplicações, como vimos acima, variam muito de acordo com a necessidade, superfície e exposição.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual a melhor opção para o seu negócio, entre em contato conosco e iremos ajudar a resolver, apresentando todas as opções possíveis e de acordo com a sua necessidade.