Atendemos no WhatsApp!(11) 5084-9009
Quais tipos de papeis são utilizados para rótulos adesivos?

Quais tipos de papeis são utilizados para rótulos adesivos?

21 de outubro de 2022

Rótulos adesivos

Os rótulos adesivos vão muito além da estética de um produto, o que não menospreza também esta função.

Também são importantes para a identificação de produtos, diferenciação entre a concorrência, atração para o público e diversos outros pontos que já citamos em outros artigos aqui em nosso blog.

Mas e os materiais dos quais são impressos os rótulos? Como Escolher? São muitos? Quais os tipos de papeis são utilizados para os rótulos? Para que serve cada opção?

Essas são algumas das dúvidas mais comuns para a maioria dos segmentos que precisam de rótulos adesivos, por isso, falaremos abaixo um pouco sobre cada tipo de papel e material.

Tipos de papeis e materiais utilizados para impressão de rótulos adesivos

Existem diversos tipos de papeis e materiais utilizados para a impressão de rótulos adesivos, cada um deles varia de acordo com a necessidade do produto e a quais circunstâncias esse produto será exposto.

Vejamos abaixo os tipos e quais necessidades eles atendem:

Papel Void para rótulos adesivos

Esse tipo de material possui uma grande resistência a produtos químicos ao mesmo tempo que possui uma ótima aderência a superfícies que sofrerão com altas temperaturas.

Geralmente é utilizado para rotular produto com valor agregado, pois se violado, ou seja, na tentativa de retirar o rótulo, ele acusa a violação com o texto “VOID” impresso no local.

Essa característica faz com que esse tipo de papel seja amplamente utilizado como lacre de segurança, sendo utilizado tanto em superfícies de alta energia, como metais, ou de baixa energia, como plásticos, materiais texturizados, madeira e outros.

Papel Casca de ovo para rótulos adesivos

Semelhante a opção de papel Void, o papel Casca de Ovo é ideal para a identificação de produtos que possuem um alto valor, além de também evidenciar a tentativa de violação.

Após ser fixado na superfície desejada, é impossível retirá-lo e conseguir reaproveitá-lo, pois ele se destrói à medida que vai sendo retirado.

É possível imprimir o prazo de garantia, logotipo e qualquer tipo de informação necessária para a identificação do produto.

Sua resistência permite variações de temperatura desde os -5°C até os 70°C.

Papel Kraft para rótulos adesivos

O tipo de papel especial para marcas que buscam uma comunicação diferente, mais rústica e criativa.

Diferente dos outros papeis, o papel Kraft não passa pelo processo de branqueamento e mantem os tons terrosos da madeira, o que faz com que ele apresente uma textura diferenciada e se destaque em uma categoria de papeis especiais.

É especialmente utilizado para rótulos de vinhos, cachaças e destilados, embutidos importados, queijos e produtos gourmet.

Papel Térmico para rótulos adesivos

Uma das opções que traduzem economia devido ao menor custo e maior vida útil é o papel térmico para impressão de rótulos adesivos.

Além disso, ele permite uma ótima preservação da vida útil da cabeça de impressão, já que não precisa de tinta consumível e produz a impressão a partir de aquecimento.

Essa opção também assegura uma estabilidade da impressão por mais tempo, além da sua qualidade.

Plástico PE para rótulos adesivos

O PE (Polietileno) é um dos plásticos mais utilizados para rótulos adesivos que produtos que precisam de maior resistência a rasgo quando estão em contato a água, umidade e variações de temperatura.

Trata-se de um material muito mais flexível e por isso, muito mais indicado para superfícies irregulares, que possuem curvas ou formatos ovalados.

São frequentemente utilizados para rótulos e embalagens tipo sachê ou tubos, como produtos cosméticos e indústria alimentícia, alguns exemplos são pasta de dentes, shampoos, nuts e outros.

Papel Branco Fosco para rótulos adesivos

Uma excelente opção para quem busca um modelo mais econômico e sem limites para a criatividade.

O papel adesivo branco fosco para rótulos permite uma grande amplitude de oportunidades para impressão, sendo facilmente utilizado para diversos segmentos.

Devido ao seu baixo custo, ele não possui grande resistência como outras opções que trouxemos aqui, mas pode receber acabamentos posteriores que ajudem a melhorar sua resistência.

Papeis Texturizados para rótulos adesivos

Essa opção é especialmente desenvolvida para marcas que possuem e desejam passar uma comunicação premium, mais sofisticada e diferenciada aos seus clientes.

São amplamente utilizados por segmentos de bebidas finas, como vinhos, e também destilados, licor, cachaça, cervejas artesanais e outros produtos como queijos, chocolates, queijos e outros.

São papeis que possuem efeitos especiais para passar um visual de sofisticação e luxo e possuem uma excelente qualidade de impressão, definição, entre outros aspectos, como relevo e cortes especiais.

Papel Couché para rótulos adesivos

Muito utilizado pela maioria dos segmentos, esse tipo de papel para rótulo adesivo traz grandes vantagens como custo baixo e um bom acabamento, com qualidade muito maior do que outros tipos de papeis mais baratos, além de oferecer brilho natural que ajuda a destacar o seu produto.

Já as suas circunstâncias para uso pedem por produtos que não sejam expostos a água ou umidade, já que a sua resistência é baixa nesses quesitos.

Papel transtérmico para rótulos adesivos

Com uma boa resistência para etiquetagem nos segmentos de logística, o rótulo impresso em papel transtérmico possui superfície lisa e facilita a impressão em técnicas que utilizam calor, como em termotransferência.

Vinil fosco ou com brilho para rótulos adesivos

Já o vinil fosco ou com brilho possui uma excelente resistência, suportando grandes variações climáticas.

São muito utilizados e indicados para produtos de longa duração, além de uma opção ideal para a rotulagem de produtos sensíveis a luz.

Filme BOPP para rótulos adesivos

O filme de BOPP, como vemos, não é exatamente um tipo de papel, mas é um material muito utilizado para rotular produtos, pois é feito com polipropileno e possui alta resistência a umidade, por isso é muito escolhido para o segmento de produtos de limpeza, cosméticos, congelados e relacionados.

Uma de suas vantagens é a opção de oferecer vários tipos de acabamento, como BOPP transparente, brilhante, fosco ou metalizado.

Poliéster transparente para rótulos adesivos

Esse tipo de material é comumente utilizado para rotular produtos que o conteúdo deve ficar visível e que a rotulagem não atrapalhe nessa questão.

Esse tipo de rotulagem recebe o nome de “no label look”, o que significa que a embalagem possui rótulo e informações de identificação, mas não parece um rótulo propriamente dito.

Há realmente uma grande variedade de opções entre papeis e outros materiais para a impressão de rótulos adesivos de qualidade e que diferenciem o seu produto.

Nós recomendamos a leitura de um dos nossos artigos em que falamos mais sobre a importância dos rótulos, basta clicar no link abaixo:

Se você tem dúvidas sobre quais desses materiais e papeis seria a melhor opção para a rotulagem do seu produto, não se preocupe, a nossa equipe está à disposição para ajudar a compor o que há de melhor para a sua marca.

Compartilhe

Logo Adesão Etiquetas

Desde 1999. Adesão etiquetas adesivas e rótulos adesivos - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Criativito Planejamento Bruna Sampa

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp